Sugestões para aulas de: FILOSOFIA

 O tema "Mineração em Minas Gerais" pode ser trabalhado nas aulas de Filosofia a partir de diversas abordagens críticas e reflexivas. Aqui estão algumas sugestões:



Ética e Mineração: O Lucro vs. a Vida

Objetivo: Refletir sobre os dilemas éticos da exploração dos recursos naturais.

  • O conflito entre o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental.

  • Responsabilidade das mineradoras diante de desastres ambientais (exemplo: Mariana e Brumadinho).

  • O pensamento de filósofos como Hans Jonas (Princípio da Responsabilidade) e John Rawls (Justiça como Equidade).

Atividade: Debate filosófico: "A mineração deve ser limitada em nome da ética ambiental?"


Mineração, Trabalho e a Alienação em Marx

Objetivo: Analisar a relação entre a mineração e o conceito marxista de alienação do trabalho.

  • O trabalhador da mineração como peça da engrenagem capitalista.

  • Condições precárias de trabalho nas minas, desde o período colonial até hoje.

  • A exploração da mão de obra e a acumulação de riquezas por poucos.

Atividade: Leitura de trechos de O Capital e discussão sobre a exploração dos trabalhadores da mineração.


A Natureza como Recurso ou como Valor?

Objetivo: Refletir sobre a visão filosófica da natureza e sua exploração.

  • Francis Bacon e a ideia de domínio humano sobre a natureza.

  • Rousseau e a crítica ao progresso destrutivo.

  • Deep Ecology (Ecologia Profunda) e a valorização da natureza como sujeito de direitos.

Atividade: Redação filosófica sobre a pergunta: "A natureza tem valor próprio ou apenas utilitário?"


A Mineração e a Questão do Poder: Foucault e o Controle das Riquezas

Objetivo: Discutir como o controle da mineração está ligado ao poder político e econômico.

  • O papel da mineração na formação do Estado brasileiro.
  • Controle dos recursos minerais por grandes empresas e sua influência política.
  • Michel Foucault e a relação entre saber, poder e economia.

Atividade: Análise crítica de discursos políticos sobre a mineração e seus impactos sociais.


Filosofia e Justiça Ambiental

Objetivo: Explorar a relação entre mineração, justiça social e direitos humanos.

  • Quem sofre mais com os impactos da mineração?
  • O conceito de justiça ambiental e a desigualdade na distribuição dos danos ecológicos.
  • O pensamento de Amartya Sen sobre desenvolvimento sustentável e equidade.

Atividade: Estudo de caso: "Quem paga o preço da mineração? Analisando os atingidos pelos desastres ambientais."



Atividades Práticas

Debate socrático sobre ética e mineração.
Análise de textos filosóficos sobre natureza, progresso e exploração.
Criação de um manifesto filosófico sobre mineração e sociedade.
Filmes e documentários como ponto de partida para discussões filosóficas (exemplo: O Sal da Terra).



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