Sugestões para aulas de: BIOLOGIA

 O tema "Mineração em Minas Gerais" pode ser trabalhado nas aulas de Biologia com foco nos impactos ambientais, ecológicos e na biodiversidade. Aqui estão algumas abordagens pedagógicas interessantes:



Impactos Ambientais da Mineração

  • Explique como a mineração altera o relevo, o solo e os ecossistemas.
  • Discuta a poluição dos rios e aquíferos pelo rejeito de mineração (metais pesados, mercúrio).
  • Relacione o desmatamento com a degradação de habitats e a perda de biodiversidade.

Desastres Ambientais e suas Consequências

  • Estude os rompimentos das barragens de Mariana (2015) e Brumadinho (2019).
  • Analise os impactos na fauna, flora e nas cadeias alimentares aquáticas.
  • Discuta o tempo de recuperação de um ecossistema após um desastre ambiental.

Biodiversidade e a Mineração

  • Pesquise espécies ameaçadas de extinção devido à mineração em MG (exemplo: muriqui-do-norte).
  • Relacione a mineração com a destruição do Cerrado e da Mata Atlântica.
  • Trabalhe com estudos de caso sobre áreas protegidas e unidades de conservação afetadas pela mineração.

Contaminação do Solo e da Água

  • Explique como metais pesados (chumbo, mercúrio, arsênio) afetam a saúde humana e dos ecossistemas.
  • Relacione a bioacumulação e a biomagnificação de metais pesados na cadeia alimentar.
  • Faça experimentos simulando a contaminação da água e do solo por rejeitos de mineração.

Recuperação de Áreas Degradadas

  • Discuta técnicas de reflorestamento e recuperação do solo.
  • Apresente a fitorremediação como alternativa para descontaminação ambiental.
  • Trabalhe com estudos de caso de recuperação de áreas mineradas em Minas Gerais.



Atividades Práticas

Experiência com bioacumulação: simulação da contaminação por metais pesados usando corantes e filtros.
Análise de água: colete amostras de diferentes locais e verifique pH e turbidez.
Mapa interativo: estudar áreas protegidas e regiões mineradoras de MG.
Projeto sustentável: desenvolver propostas para mineração mais sustentável e recuperação de ecossistemas.



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário