Porque boas ideias merecem ser multiplicadas!
Professor:
Wallasson Fernandes Martins
Nome do projeto:
Desenvolvimento de práticas pedagógicas sobre mineração para alunos do Ensino Fundamental II
Cidade:
Raul Soares
Escola:
Escola Estadual Benedito Valadares
Objetivo geral:
Permitir que os alunos compreendam o meio físico e social no qual estão inseridos e percebam as transformações promovidas pela ação humana, estimulando-os a desenvolverem atitudes de respeito e preservação à vida e ao meio ambiente.
Objetivos específicos:
- Compreender o conceito de mineração e os principais impactos ambientais causados por essa atividade;
- Estabelecer relações entre a mineração e a poluição das águas, articulando o tema com as questões reais e cotidianas do aluno;
- Despertar no aluno uma postura consciente e cidadã, propiciando reflexões sobre recursos alternativos e sustentáveis para o processo.
Resumo:
- Tema: O que é mineração, seus benefícios e malefícios.
- Atividades:
- Vídeo da websérie “Jornada da Lua: O que é mineração?”
- Vídeo sobre Mariana um ano após o desastre.
- Roda de conversa: antes e depois do rompimento da barragem.
- Objetivo: Comparar a natureza antes e depois do desastre, pela perspectiva dos alunos.
- Tema: Compreensão emocional dos desastres e prevenção.
- Atividades:
- Vídeo sobre o rompimento da barragem de Brumadinho.
- Nuvem de palavras: sentimentos em relação ao desastre de Mariana.
- Objetivo: Refletir sobre a frequência desses desastres e soluções preventivas.
- Tema: Presença da mineração em nosso dia a dia.
- Atividades:
- Roda de conversa.
- Produção de texto ou desenho.
- Objetivo: Mostrar a importância da mineração e refletir sobre sustentabilidade.
Aula 4 – Maquete: Antes do Desastre
- Tema: Simulação do distrito de Bento Rodrigues antes do rompimento.
- Atividade: Construção da maquete.
- Objetivo: Compreender a vida antes da tragédia.
Aula 5 – Maquete: Depois do Desastre
- Tema: Simulação do distrito após o rompimento.
- Atividade: Construção da segunda maquete.
- Objetivo: Visualizar os impactos causados pela tragédia.
Aula 6 – Finalização e Reflexão
- Tema: Fechamento das maquetes e discussão.
- Atividades:
- Finalização das maquetes.
- Apresentação e reflexão dos alunos.
- Objetivo: Relacionar o desastre com impactos locais e ambientais.
Aula 7 – Culminância e Compartilhamento
- Tema: Conscientização ambiental e ação comunitária.
- Atividades:
- Palestra com a secretária de Meio ambiente do município de Raul Soares, Isabela Baião.
- Apresentação dos trabalhos dos alunos à comunidade escolar.
- Objetivo: Divulgar os aprendizados e formar multiplicadores de consciência ambiental.
Metodologia e recursos didáticos:
O projeto foi realizado ao longo de 4 semanas e um último encontro. Ao todo, foram 7 encontros: 6 com duração de 50 minutos e 1 com 110 minutos, aplicados em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental II da Escola Estadual Benedito Valadares, em Raul Soares – MG.
A metodologia buscou promover a reflexão e a autonomia dos alunos, incentivando que questionassem e se tornassem protagonistas do próprio aprendizado. Foram utilizados recursos como data show com slides, nuvem de palavras e vídeos, fundamentais para alcançar os objetivos propostos.
Avaliação:
A avaliação aconteceu durante todo o processo de forma sistemática e contínua levando em conta a diversidade de interesses e possibilidades de exploração pelo aluno, propondo um ambiente interativo rico em matérias e situações a serem experienciadas. Os alunos tiveram oportunidades de falar, escrever, opinar e argumentar, respeitando seu processo evolutivo e os diferentes saberes, numa formação global, contínua e integrada.
Fotos:
em construção
Clique aqui para fazer o download do projeto completo.
......
Nenhum comentário:
Postar um comentário